sábado, 7 de abril de 2012

Ideias Evolucionista de Lamarck

      Um nome importante na origem do pensamento evolucionista é o francês Jean-Baptiste Antoine de Monet [1744-1829], que, por seu título de Cavaleiro de Lamarck, ficou conhecido como Jean-Baptiste Lamarck. De 1800 a 1822, Lamarck publicou uma série de obras em que apresentou diversas versões de sua teoria evolutiva, sendo a mais conhecida a de 1809, publicada em seu livro Phiposophie zoologique [Filosofia zoológica]. Os historiadores de Ciência costumam referir-se a ideias que adotam alguns pressupostos da teoria de Lamarck como lamarckismo.

     Segundo Lamarck, cada espécie de ser vivo atual surgiu por transformações sucessivas de uma forma primitiva, originada a partir de matéria não viva. Para ele, a influência do ambiente perturbaria essa tendência natural, gerando variações em torno dos planos ideais de organização corporal.
    Lamarck ficou mais conhecido pelas explicações de como o ambiente interfere no rumo natural das transformações por que passam os seres vivos. Segundo ele, o ambiente pode forçar a mudança de hábitos de um ser vivo, levando ao crescimento de certas estruturas e à atrofia de outras em seu organismo, em função do uso e do desuso dos órgãos [lei do uso e desuso].
   Um dos exemplos empregados por Lamarck para ilustrar essa ideia foi a ausência de pernas nas serpentes atuais, atribuída por ele á falta de uso dos membros locomotores pelos antecessores desses animais. A adaptação a um novo modo de vida t]rastejante teria levado os ancestrais das serpentes a usarem pouco as pernas, que tenderiam a se atrofiar. Essa nova característica adquirida seria transmitida à descendência ao longo da gerações [lei de transmissão das características adquiridas], resultando no desaparecimento completo das pernas nas serpentes atuais. 
  Outro exemplo frequentemente empregado para ilustrar as ideias evolucionistas de Lamarck é a origem do pescoço longo das girafas. De acordo com o Lamarckismo, os ancestrais da girafa tinham pescoços curtos, mas o esforço para obterem alimento da copa da árvores causou-lhes um aumento no comprimento desse órgão [lei do udo e do desuso], o qual seria transmitido aos seus descendentes [lei da transmissão de características adquiridas]. Assim, a cada nova geração, as girafas teriam pescoços ligeiramente mais longos que os da geração anterior.
   As ideias centrais da "lei do uso e desuso" e da "lei da herança de características adquiridas" não eram originais de Lamarck; elas eram largamente aceitas em sua época e continuaram sendo aceitas posteriormente, tendo inclusive sido adotadas por Darwin.
     Embaixo você conta com um vídeo retirado da Internet para explicar melhor a Teoria de Lamarck.





Nenhum comentário:

Postar um comentário