terça-feira, 17 de abril de 2012

Ideias Evolucionista de Darwin

O naturalista inglês Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, casualmente o mesmo ano da população do livro de Lamarck, Filosofia zoológica. Segundo o renomeado evolucionista alemão, naturalizado estadunidense, Ernest Mayr [1904-2005]: "Darwin fez mais do que postular a evolução biológica. Ele explicou a evolução naturalmente, usando fenômenos e processos que qualquer um pode observar cotidianamente na natureza".

     O darwinismo, como é conhecida a teoria evolucionista baseada em alguns pressupostos da teoria original de Darwin, difere do lamarckismo. entre outros aspectos, por defender a ideia e ancestralidade comum - todo ser vivo, em algum ponto no passado, compartilha um mesmo ancestral - e de seleção natural - a sobrevivência dos indivíduos, bem como seu sucesso reprodutivo, depende de sua adaptação ao meio que vivem.
        A partir  de quatro fatos observados na natureza, Darwin inferir três proposições, as quais podem sintetizar seu pensamento:
  • Fato 1 -> As populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo dos seres vivos é muito grande.
  • Fato 2 -> O tamanho das populações naturais, a despeito de seu enorme potencial de crescimento, mantém-se relativamente constante ao longo tempo, sendo limitado pelo ambiente.
  • Interferência 1 -> Na natureza, a cada geração, morre grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes.
  • Fato 3 ->  Os indivíduos de uma população diferem quanto a diversas características, inclusive aquelas que influem na sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.
  • Interferência 2 -> Os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são preferencialmente os que apresentam determinadas características relacionadas à adaptação às condições ambientais. Essa conclusão resume o conceito darwinista de seleção natural.
  • Fato 4 -> Grande parte das características apresentadas por uma geração é herdada dos pais.
  • Interferência 3 ->  Uma vez, a cada geração, sobrevivem preferencialmente os mais adaptados, eles tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a essa maior aptidão para sobreviver, isto é, essa maior adaptação. Em outras palavras, a seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas à adaptação.
        Os princípios fundamentais da teoria evolucionista de Darwin mencionados acima têm sido confirmados pela Ciência contemporânea e ampliados pelas modernas descobertas científicas.  

2 comentários:

  1. Errado!! Esta página está errada ! Pois em momento algum Charles Darwin disse que nós evoluimos do macaco !! Tente se informar antes de postar alguma coisa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir